Cidades

Restrição para carros de aplicativo já em vigor nos acessos a Niterói

As próprias operadoras vão bloquear nos seus sistemas o atendimento de chamadas de outros municípios para Niterói. Foto: Plantão Enfoco

Entrou em vigor neste sábado (11), a restrição viagens intermunicipais através de transportes por aplicativos em direção a Niterói. A medida, que visa reduzir o fluxo de pessoas e diminuir a propagação do vírus na cidade, foi anunciada pelo prefeito Rodrigo Neves na noite da última quinta-feira (9), através das redes sociais.

A partir da publicação do decreto, segundo a Prefeitura, as próprias operadoras vão bloquear nos seus sistemas o atendimento de chamadas de outros municípios para Niterói ou de Niterói para outras cidades fluminenses. A medida vale até o dia 18.

Desde o último dia 4, também já estava instituído a proibição de entrada em Niterói de táxis de municípios limítrofes.

Em nota, a 99 esclareceu que já cumpre o decreto estadual que trata do transporte intermunicipal de passageiros por aplicativo durante a pandemia, alinhado ao decreto federal que considera a atividade serviço essencial neste momento e manterá esta postura.

A assessoria de imprensa da Uber, no entanto, até o momento não retornou à solicitação.

Pontos de restrição

Niterói implantou os 28 pontos de restrição de circulação de pessoas no último dia 4. Em sete locais, há controle feito por agentes de trânsito e das forças públicas. Além dos táxis e viagens por aplicativo, o número de transportes intermunicipais (vans legalizadas ou ônibus) foi reduzido a 30% no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro.

A operação dos pontos de bloqueio está envolvendo um efetivo de 200 agentes da Niterói Transportes e Trânsito (Nittrans) e da Guarda Municipal.

Publicada às 12h55

< Vale-alimentação de R$100 para estudantes da rede estadual do Rio Policial fica ferido após colidir com cavalo em SG <